- LÍNGUA FERINA - ON-LINE: Governo federal digitaliza mais de 700 serviços e gera economia de R$ 2,2 bilhões
Desde o começo da pandemia, o governo federal criou 130 novos
serviços on-line, acelerando o fim da cultura do papel. Como resultado,
atingiu nesta semana a marca dos 700 serviços digitalizados desde
janeiro do ano passado e dobrou, em um mês, o número de acessos ao
gov.br.
Ao todo, em abril, 14 milhões de pessoas navegaram no portal, no
qual se acompanha o andamento de solicitações e obtém resultados de
demandas.
A digitalização proporcionou uma economia de R$ 2,2 bilhões –– sendo
que R$ 1,4 bilhão continuam no bolso do cidadão, que deixa de gastar com
deslocamentos e pagamento de despachantes para contornar a burocracia e
facilitar a solução das demandas.
A Secretaria de Governo Digital
contabiliza que os usuários estão poupando 148 milhões de horas de
burocracia por ano.
Os serviços mais acessados são: inscrição no Cadastro Único para
programas sociais; solicitação do auxílio emergencial de R$ 600; e
pedidos de seguro-desemprego. No caso do auxílio, as tecnologias
digitais permitiram em menos de 30 dias o cadastro, o cruzamento de
dados e o pagamento.
O ministro Paulo Guedes e sua equipe está dando uma verdadeira aula de economia a seus antecessores.
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